|
ASGARDH, hell and heaven
Ridertamashii:animes,mangas,HQs,cultura POP
os labios da traição...
A MOÇONARIA RUSSA, PART TWO.
O ARQUÉTIPO DO GRAAL
ARCANJOS
O PAI NOSSO EM ARAMAICO
O CODIGO DA VINCE: A ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA
quem é o messias?
Christian_Rosenkreuz
Como a Kabbalah explica a astrologia?
O pássaro da verdade e o GRAAL
JUDAS: O que dizem os Evangelhos canônicos |
terça-feira, dezembro 26, 2006 |
Ivan Padilla e Marcelo Musa Cavalleri
As narrativas dos apóstolos que compõem o Novo Testamento apresentam contradições quando falam de Judas
Segundo Mateus Judas desempenha um papel importante neste Evangelho Segundo Mateus, Jesus conversa freqüentemente com Judas Iscariotes. Há uma forte representação moralizante dos acontecimentos narrados pelo apóstolo. No capítulo 10, Judas é apresentado como o 12o apóstolo que trairá o Salvador. Mateus conta como Judas se informa sobre qual quantia ganharia e combina o sinal do beijo. Na última ceia, Jesus avisa que algum apóstolo o entregará. Judas pergunta: "Serei eu, porventura?". Depois da traição, Judas se enforca de tanto remorso. Mas, antes, ele ainda quer devolver o dinheiro. "Pequei, pois traí sangue inocente", diz.
Segundo Marcos É considerado o texto bíblico mais antigo a mencionar Judas O texto de Marcos é o mais curto dos Evangelhos. Logo no início, cita uma lista dos apóstolos. Jesus escolhe Judas para integrar-se ao grupo. Como nos demais Evangelhos, Judas é sempre o último a ser citado. Ao mesmo tempo, a futura traição já é repreendida. Judas, no entanto, não está no centro das atenções. Seu nome é citado apenas três vezes em todo o texto. Na Santa Ceia, quando Jesus fala aos apóstolos da delação, Judas não pergunta nada. Ao contrário do texto de Mateus, Marcos não conta nada sobre o suicídio de Judas.
Segundo Lucas Aumenta o papel de Satanás na história de Judas Relata como os príncipes dos sacerdotes e os escribas buscavam alguma maneira de liquidar Jesus. Escreve que Satanás entrou em Judas e o levou a fazer o acordo para entregar Jesus. Lucas fala de Judas quase como uma ferramenta involuntária do demônio em sua luta contra o poder divino. Em comparação ao que escrevem Mateus e Marcos, na versão de Lucas, Judas não seria efetivamente responsável por seu papel trágico. Apesar disso, Jesus alerta na Santa Ceia: "Ai daquele homem por quem Ele (o Filho do Homem) há de ser entregue".
Segundo João É o texto que mais se diferencia dos outros três canônicos João não menciona a lista dos 12 apóstolos, na qual Judas apareceria em último lugar. Na Santa Ceia, Jesus diz aos apóstolos quem vai traí-lo: "É aquele a quem eu der um pão molhado". Dito isso, Jesus molha o pão e o dá a Judas, que come. Atrás do bocado, entra Satanás em Judas. E Jesus diz: "O que tens a fazer, faze-o depressa". Mas nenhum dos outros apóstolos à mesa percebeu a propósito de que Jesus proferiu aquelas palavras. No dia da traição, Judas acompanha os soldados que vão prender Jesus, com lanternas e armas. |
posted by iSygrun Woelundr @ 3:09 PM |
|
|
|
|